SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Formación / capacitación del profesorado para trabajar en EADEducação a distância e as novas demandas ocupacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; MORO, Eliane Lourdes da Silva  y  ESTABEL, Lizandra Brasil. O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-16. ISSN 0104-4060.

A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TIC’s) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual - professor e alunos - e os coadjuvantes - as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência.

Palabras clave : Educação Aberta e a Distância - EAD; Professor; Aluno; Aprendiz; Educador.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )