SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue21The role of distance learning on the teacher’s continuing educationConsiderations about the videoconference use as multipoint support for distance learning environments: a case study at Petrobras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

EBERT, Cristiane do Rocio Cardoso. O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-16. ISSN 0104-4060.

Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento.

Keywords : Ensino Semi-Presencial; Educação Permanente; Aprendizagem- Internet; Novas Tecnologias da Comunicação; Educação - Novas Tecnologias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )