SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21A educação a distância na formação continuada do professorConsiderações sobre o uso da videoconferência como elemento viabilizador de EAD em um ambiente multiponto: o caso da Petrobras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

EBERT, Cristiane do Rocio Cardoso. O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-16. ISSN 0104-4060.

Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento.

Palabras clave : Ensino Semi-Presencial; Educação Permanente; Aprendizagem- Internet; Novas Tecnologias da Comunicação; Educação - Novas Tecnologias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )