SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanenteA formação da identidade do aluno na educação a distância: reflexões para um debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

ALMEIDA, Lauro Brito de; PARISI, Cláudio  e  STAMATO, Mariano. Considerações sobre o uso da videoconferência como elemento viabilizador de EAD em um ambiente multiponto: o caso da Petrobras. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-18. ISSN 0104-4060.

As rápidas e constantes alterações havidas no meio ambiente têm impactado a todos. Uma das conseqüências é que os atores são impelidos a buscar maneiras de se adaptarem. Tal quadro tem conduzido as empresas e pessoas a adotarem uma nova postura, sob o risco de, ao não fazê-la, terem suas atividades descontinuadas. A Petrobras, ao longo de sua existência e dadas as suas peculiaridades, tem promovido o desenvolvimento de seus colaboradores patrocinando treinamento ou cursos formais em nível de graduação, pós-graduação; estes nas suas modalidades stricuto sensu e lato sensu. O caso em questão, objeto deste paper aborda a realização de um MBA - Controller, sob coordenação da Universidade Corporativa no qual a mídia videoconferência tem papel de destaque na viabilização do curso no formato semi-presencial.

Palavras-chave : Controladoria; EAD; Semi-Presencial; Videoconferência; Universidade Corporativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )