SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue21Education: the distance between saying and doingThe distance education undergraduation course teaching license in pedagogy initial levels of primary education: a possible historical construction at Federal University of Parana, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MARTINS, Onilza Borges. Teoria e prática tutorial em educação a distância. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-19. ISSN 0104-4060.

A educação a distância parte da exigência de uma nova concepção de ensino, e de docentes, até então desvelada sobre o manto da didática no espaço presencial da sala de aula. Novas posturas pedagógicas e metodológicas são exigidas para responder ao atual conjunto de conhecimentos exigidos pelas transformações do mundo contemporâneo. A EAD exige uma interlocução continuada mediante o diálogo efetivo entre alunos, docentes e tutores ou orientadores acadêmicos e traz consigo a possibilidade da adoção de um novo tempo escolar, com um maior respeito aos ritmos pessoais de cada estudante. Como mediador neste processo, o professor tutor assume papel relevante, atuando como intérprete do curso junto ao aluno, esclarecendo suas dúvidas, estimulando-o a prosseguir e ao mesmo tempo participando do processo de avaliação da aprendizagem.

Keywords : Educação a Distância; Tutoria; Orientação Acadêmica; Formação de Tutores/Orientadores em Educação a Distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )