SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue21The distance education undergraduation course teaching license in pedagogy initial levels of primary education: a possible historical construction at Federal University of Parana, BrazilThe tutorage’s interlocutory dimension between distance education’s tutors and Tutees author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SAID, Fátima Aparecida. Direção acadêmica: autonarrativa de um percurso. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-09. ISSN 0104-4060.

A construção do presente texto é resultado de observações realizadas no percurso das vivências de meu trabalho e de minha participação, nesses últimos dois anos, na implantação do Curso de Pedagogia  Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância, da Universidade Federal do Paraná, projeto este considerado como atenção essencial à promoção da igualdade de condições de formação e trabalho, enquanto política social de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de profissionais na área de Educação. Como autonarrativa, proponho trazer para o leitor aspectos da identidade do trabalho da direção acadêmica junto aos centros associados, construindo e consolidando espaços, tempos, sujeitos, saberes, práticas e relações, ações e sentidos ao saber saberes, ao saber ser e ao saber agir, sem cair em redes de engodo idealista. Tomamos como objeto de análise a dinâmica da relação teoria prática nesta experiência constituinte com o curso.

Keywords : Direção Acadêmica; Pedagogia; Educação a Distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )