SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Licenciatura em pedagogia séries iniciais do ensino fundamental na modalidade de educação a distância: a construção histórica possível na UFPRA interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SAID, Fátima Aparecida. Direção acadêmica: autonarrativa de um percurso. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-09. ISSN 0104-4060.

A construção do presente texto é resultado de observações realizadas no percurso das vivências de meu trabalho e de minha participação, nesses últimos dois anos, na implantação do Curso de Pedagogia  Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância, da Universidade Federal do Paraná, projeto este considerado como atenção essencial à promoção da igualdade de condições de formação e trabalho, enquanto política social de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de profissionais na área de Educação. Como autonarrativa, proponho trazer para o leitor aspectos da identidade do trabalho da direção acadêmica junto aos centros associados, construindo e consolidando espaços, tempos, sujeitos, saberes, práticas e relações, ações e sentidos ao saber saberes, ao saber ser e ao saber agir, sem cair em redes de engodo idealista. Tomamos como objeto de análise a dinâmica da relação teoria prática nesta experiência constituinte com o curso.

Palabras clave : Direção Acadêmica; Pedagogia; Educação a Distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )