SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Direção acadêmica: autonarrativa de um percursoEducar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BALBE, Marta Maria Gonçalves. A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-10. ISSN 0104-4060.

Este artigo apresenta um relato de experiência de tutoria no Curso de Pedagogia  Séries Iniciais na modalidade a distância. Na EAD o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos. Para isso é necessário que o feedback do professor-tutor ao aluno seja constante. Para o aluno da EAD é mais frustrante não obter uma resposta do professor do que para o aluno da presencial que tem o professor presente em sala de aula toda semana. Para garantir esta comunicação, o professor-tutor deve manter uma rotina de atendimento aos alunos e canais abertos de comunicação. O tutor deve estar constantemente atento para as necessidades de seus alunos, sejam elas pedagógicas ou afetivas.

Palabras clave : Tutoria; Educação a Distância; Mediação Pedagógica; Orientação Acadêmica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )