SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue21The tutorage’s interlocutory dimension between distance education’s tutors and TuteesThe functions of church school in the process of Alta Floresta colonization - Mato Grosso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque  and  RAMOS, Maurivan Güntzel. Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-15. ISSN 0104-4060.

A partir de uma proposta de educação pela pesquisa em sala de aula, apresentamos três categorias de resistências que podem surgir ao fazer da pesquisa proposta metodológica em cursos de formação de professores: a inércia tradicional, a restrição ao diálogo, e as teorias de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Propomos aos professores formadores estarem atentos às resistências em suas aulas, porque elas sinalizam para a superação das teorias de todos os envolvidos, possibilitando intervir de modo consciente e crítico no encaminhamento do processo de profissionalização dos futuros professores.

Keywords : Formação de Professores; Educar pela Pesquisa; Resistências; Apropriações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )