SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distânciaA função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta - Mato Grosso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque  y  RAMOS, Maurivan Güntzel. Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-15. ISSN 0104-4060.

A partir de uma proposta de educação pela pesquisa em sala de aula, apresentamos três categorias de resistências que podem surgir ao fazer da pesquisa proposta metodológica em cursos de formação de professores: a inércia tradicional, a restrição ao diálogo, e as teorias de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Propomos aos professores formadores estarem atentos às resistências em suas aulas, porque elas sinalizam para a superação das teorias de todos os envolvidos, possibilitando intervir de modo consciente e crítico no encaminhamento do processo de profissionalização dos futuros professores.

Palabras clave : Formação de Professores; Educar pela Pesquisa; Resistências; Apropriações.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )