SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professoresDo saber "natural" ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ROSA, Rosane Duarte. A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta - Mato Grosso. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-18. ISSN 0104-4060.

Este artigo trata do processo de Formação do Colono em Alta Floresta, no Mato Grosso, no período de 1976 a 1996. O projeto de colonização ocorreu pela iniciativa privada do empresário Ariosto da Riva, mas contou com a colaboração do Governo Federal e da igreja. As escolas foram fundadas num processo de preparação das pequenas comunidades, pois a partir da abertura de um loteamento de terras, o colonizador destinava uma área para a construção da escola, que também era utilizada como igreja. Nesse contexto, as escolas tiveram uma participação decisiva no projeto de colonização e isso fica evidente quando se analisam as relações educativas, formais ou não, que aconteciam nesse espaço. A igreja escola assumia para si a função de ser um ambiente de encontro dos colonos para rezar, aprender, ensinar, celebrar a vida e a morte, as vitórias e as derrotas de um povo que sonhava e lutava por uma terra prometida.

Palabras clave : História; Colonos; Escola-Igreja.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )