SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Pedagogia e literatura: crianças e bichos na literatura infantil de Clarice Lispector índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MENDONCA, Ana Waleska Pollo Campos. A pós-graduação como estratégia de reconstrução da Universidade Brasileira. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-20. ISSN 0104-4060.

Este trabalho se relaciona com a pesquisa A formação dos mestres: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil, que examina a política desenvolvida pelo educador brasileiro Anísio Teixeira na direção da CAPES (Campanha de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), atualmente uma fundação vinculada ao Ministério da Educação, em seus primeiros anos de funcionamento (1951- 1964). Trata-se de uma pesquisa histórica que tem como seu corpus documental básico: a) a produção bibliográfica de Anísio Teixeira, de 1946 a 1971; b) a documentação existente nos arquivos da CAPES e no arquivo pessoal de Anísio Teixeira, no Centro de Investigação e Documentação em História Contemporânea do Brasil, na Fundação Getúlio Vargas e no Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; c) os boletins da CAPES publicados, mensalmente, de 1952 a 1964; d) entrevistas realizadas com antigos colaboradores de Anísio Teixeira na CAPES, durante o período estudado. Os resultados da pesquisa confirmam nossa hipótese inicial que a atuação de Anísio Teixeira frente a esta instituição foi fundamental para que ela adquirisse a configuração que assumiu, transformando-se em um instrumento de promoção dos estudos de pós-graduação no Brasil. Sob este prisma, a CAPES desenvolveu, em seus primeiros anos, um conjunto de iniciativas e políticas que tiveram como pressuposto básico a idéia de que a pós-graduação era a principal estratégia de reconstrução da universidade brasileira, como lócus adequado para o desenvolvimento da pesquisa científica e como espaço de formação do professor universitário.

Palabras clave : Universidade Brasileira; Pós-Graduação; Anísio Teixeira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )