SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Banco Mundial e política educacional: cooperação ou expansão dos interesses do capital internacional?A função das políticas compensatórias na reforma educacional da década de 1990, na Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

KRAWCZYK, Nora Rut  y  VIEIRA, Vera Lúcia. A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidades. Educ. Rev. [online]. 2003, n.22, pp.77-98. ISSN 0104-4060.

Este artigo busca resgatar a inflexão ocorrida recentemente nas políticas educacionais da América Latina a partir de duas situações específicas, a do México e a do Chile. Considerando que tais políticas têm sido implementadas a partir de uma lógica relacionada à globalização capitalista em curso e são expressões da correlação de forças sociais num espaço concreto, propõe-se identificar de que forma diretrizes comuns, definidas por organismos internacionais, interagem com as características culturais vigentes em cada país. Tal preocupação advém da percepção acerca da função social da área educacional e de sua dinâmica como expressão das contradições. Conclui-se que, embora alvo de políticas semelhantes, a realidade educacional nos dois países expressa situações distintas: no México, tem-se uma “ruptura conservadora”, pelo seu caráter regressivo, e no Chile uma “continuidade conservadora”.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Globalização; Reformas Educacionais na América Latina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )