SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22La educación para la dependencia, la exclusión y la pobreza en América LatinaO que está por trás da avaliação das redações do vestibular? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BOLSANELLO, Maria Augusta. Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce. Educ. Rev. [online]. 2003, n.22, pp.343-355. ISSN 0104-4060.

O estudo verificou que os profissionais que atuam em estimulação precoce sentem-se despreparados no desempenho profissional, tanto para atuar com a criança quanto com a família. Constatou que a escassez de literatura específica e os poucos cursos existentes comprometem a formação, a especialização e a atualização destes profissionais. Propõe, assim, entre outras medidas: a) a mobilização da universidade para participar ativamente na melhoria deste atendimento, por meio da pesquisa, ensino e extensão; b) a implantação de um modelo referencial de pesquisa e formação profissional em estimulação precoce, tanto em ambiente presencial quanto em ambiente virtual, composto de biblioteca digital/virtual e de banco de dados especializado; c) a criação de cursos de formação presencial e à distância nesta área. Estas medidas buscariam promover a constante formação e atualização técnico- pedagógica destes profissionais, a fim de propiciar um atendimento de qualidade na estimulação precoce.

Palabras clave : Educação Especial; Estimulação Precoce; Formação de Profissionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )