SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22O que está por trás da avaliação das redações do vestibular?Os liceus na cidade: o exemplo parisiense (1802-1914) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

ANJOS, Liane dos  e  BUFREM, Leilah Santiago. 25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR. Educ. Rev. [online]. 2003, n.22, pp.377-398. ISSN 0104-4060.

Analisa os elementos que contribuíram para a concretização do que hoje se constitui o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir da leitura e interpretação de documentos e depoimentos obtidos. Acompanha e analisa suas quatro fases: a inicial, de criação, que vai de 1975 a 1983; a segunda, de 1984 a 1991, a terceira, de 1992 a 1997 e a quarta fase, iniciada em 1998, concluindo que o PPGE se consolidou nesses quatro períodos, cujas características definiram-se pelas iniciativas, limitações e dificuldades que enfrentaram. Considera os resultados como referentes e desafiantes para o conhecimento e a crítica de um processo de consolidação, a partir do qual se deve exercitar a isenção e liberdade na mediação crítico-reflexiva sobre o valor dos atos e dos fatos revelados nessa trajetória.

Palavras-chave : Comunicação Científica; Dissertação; Educação; Pós-Graduação em Educação; Produção Científica; Universidade Federal do Paraná.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )