SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número2225 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

COEUR, Marc Le  y  BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Os liceus na cidade: o exemplo parisiense (1802-1914). Educ. Rev. [online]. 2003, n.22, pp.283-324. ISSN 0104-4060.

No século XIX, os liceus experimentam a atenção das cidades que os abrigam, provocando sentimentos ambivalentes, entre a atração e a rejeição. Ao procurar múltiplos recursos, as cidades provocam, com efeito, prejuízos que ameaçam sem cessar a saúde, a segurança e a moral dos alunos, como também o curso de seus estudos. Durante muito tempo, os estabelecimentos sofrem para fazer entender suas reivindicações e devem, então, se adaptar sozinhos ao contexto urbano. Mas pouco a pouco estas relações conflituosas diminuem: no final do século XIX, após o fracasso do governo em sua tentativa de transportar para o campo os estabelecimentos de internos, a cidade torna-se uma verdadeira associada, com a qual os liceus não hesitam em multiplicar suas trocas. Pelo seu exemplo, o caso dos liceus parisienses ilustra esta lenta evolução.

Palabras clave : História da Educação; Culturas Escolares; Arquitetura Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )