SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Am I blind or seeing? The questions of low visionChildren with organic problems: contributions and risks of psychological prognoses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Uma experiência de inclusão: providências, viabilização e resultados. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.29-43. ISSN 0104-4060.

Este artigo diz respeito à inclusão escolar de alunos com deficiência visual em uma escola da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, uma experiência planejada e organizada de inclusão escolar de alunos deficientes visuais com os objetivos de registrar e sistematizar os dados referentes às condições e aos recursos que favorecem a inclusão escolar. Delineia as três fases de desenvolvimento da experiência: a) preliminar; b) de organização e instalação; c) de funcionamento. A análise dos dados registrados apontou: ganhos dos participantes em tranqüilidade e conhecimentos de como se relacionar com a criança com deficiência visual, para que ela participe e contribua com aquilo que conhece e tem habilidade para realizar. A análise assinalou também limites e pontos a serem trabalhados, evidenciando a necessidade de continuidade a favor da efetivação da inclusão escolar.

Keywords : Inclusão Escolar; Deficiência Visual; Aluno com Deficiência na Escola Regular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )