SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23An experience with inclusion: requirements and resultsThe construction of logical numerical system by a child with Down Syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

BATISTA, Cecília Guarnieri. Crianças com problemas orgânicos: contribuições e riscos de prognósticos psicológicos. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.45-63. ISSN 0104-4060.

São apresentadas reflexões sobre as práticas dos profissionais de saúde e educação, voltadas para crianças com problemas orgânicos, e que podem apresentar alterações em seu desenvolvimento psicológico. Casos de crianças com deficiência visual, muitas com problemas orgânicos adicionais, são analisados no que se refere às contribuições de profissionais de saúde e educação para a promoção do seu desenvolvimento, sob uma perspectiva inclusiva, e discutidos os riscos de prognósticos negativos desses profissionais. São destacados os seguintes momentos de atuação: Orientação para “estimulação” nos primeiros anos de vida, Avaliação nos anos pré-escolares e início da escolarização, e Orientação familiar nos anos pré-escolares e início da escolarização. Quanto ao item Orientação familiar, são destacados para discussão os seguintes itens: a) exagero dos pais quanto à gravidade do problema orgânico; b) oferta de compensações à criança, em virtude do problema; e c) não aceitação dos limites momentâneos da criança, quanto à possibilidade de aquisições específicas (o que não significa a impossibilidade dessa aquisição). Finalmente, os casos apresentados são considerados como indicação de conflito entre modelos organicistas versus modelos centrados nos aspectos psicológicos e sóciohistóricos da construção da deficiência. É discutida a questão da generalidade versus especificidade da atenção, destacando-se a necessidade de acompanhamento da história das interações da criança com seus familiares e outras pessoas significativas, além da orientação quanto a recursos ligados a cada tipo de deficiência. Sugere-se a continuidade da discussão sobre modos de encorajar o desenvolvimento nas crianças com problemas de origem orgânica, superando-se os limites dos modelos organicistas.

Keywords : Deficiência e Prognóstico Psicológico; Deficiência e Inclusão Social; Problemas Orgânicos e Desenvolvimento Psicológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )