SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Uma experiência de inclusão: providências, viabilização e resultadosA construção da lógica do sistema numérico por uma criança com Síndrome de Down índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BATISTA, Cecília Guarnieri. Crianças com problemas orgânicos: contribuições e riscos de prognósticos psicológicos. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.45-63. ISSN 0104-4060.

São apresentadas reflexões sobre as práticas dos profissionais de saúde e educação, voltadas para crianças com problemas orgânicos, e que podem apresentar alterações em seu desenvolvimento psicológico. Casos de crianças com deficiência visual, muitas com problemas orgânicos adicionais, são analisados no que se refere às contribuições de profissionais de saúde e educação para a promoção do seu desenvolvimento, sob uma perspectiva inclusiva, e discutidos os riscos de prognósticos negativos desses profissionais. São destacados os seguintes momentos de atuação: Orientação para “estimulação” nos primeiros anos de vida, Avaliação nos anos pré-escolares e início da escolarização, e Orientação familiar nos anos pré-escolares e início da escolarização. Quanto ao item Orientação familiar, são destacados para discussão os seguintes itens: a) exagero dos pais quanto à gravidade do problema orgânico; b) oferta de compensações à criança, em virtude do problema; e c) não aceitação dos limites momentâneos da criança, quanto à possibilidade de aquisições específicas (o que não significa a impossibilidade dessa aquisição). Finalmente, os casos apresentados são considerados como indicação de conflito entre modelos organicistas versus modelos centrados nos aspectos psicológicos e sóciohistóricos da construção da deficiência. É discutida a questão da generalidade versus especificidade da atenção, destacando-se a necessidade de acompanhamento da história das interações da criança com seus familiares e outras pessoas significativas, além da orientação quanto a recursos ligados a cada tipo de deficiência. Sugere-se a continuidade da discussão sobre modos de encorajar o desenvolvimento nas crianças com problemas de origem orgânica, superando-se os limites dos modelos organicistas.

Palabras clave : Deficiência e Prognóstico Psicológico; Deficiência e Inclusão Social; Problemas Orgânicos e Desenvolvimento Psicológico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )