SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23The construction of logical numerical system by a child with Down SyndromeAlternatives for mental health treatment. Psycho-pedagogic strategies in therapy for teenagers with severe psychological disturbs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

DORZIAT, Ana. Educação e surdez: o papel do ensino na visão de professores. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.87-104. ISSN 0104-4060.

O ensino de surdos foi, por longo período, baseado num modelo médico em que prevaleciam técnicas fonoaudiológicas para o desenvolvimento da expressão oral. Os aspectos relacionados ao ensino foram sempre relegados a segundo plano. Atualmente, com a valorização da língua de sinais nas escolas, os professores mudam de papel, de terapeutas para educadores, e, nessa mudança, carregam consigo concepções de ensino que vão influir, direta ou indiretamente, sobre suas práticas. Entendendo a importância de fomentar reflexões educacionais mais profundas na área, desenvolvi um estudo em uma escola pública de surdos, buscando investigar, a partir de entrevistas, as concepções de ensino externalizadas pelas professoras. Os dados revelaram noções pragmáticas de ensino, evidenciando a necessidade de uma profunda reorganização conceitual, filosófica e prática nessa área.

Keywords : Ensino; Surdez; Professor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )