SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Alternatives for mental health treatment. Psycho-pedagogic strategies in therapy for teenagers with severe psychological disturbsMothers’ views on their children with Down Syndrome in relation to the educational Process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SOARES, Ana Maria Irribarem; ARCO-VERDE, Yvelise Freitas de Souza  and  BAIBICH, Tânia Maria. Superdotação: identificação e opções de atendimento. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.125-141. ISSN 0104-4060.

A educação especial dos superdotados pode parecer polêmica, já que portadores de altas habilidades muitas vezes são vistos como seres privilegiados por natureza. O presente artigo parte do princípio de que o compromisso do educador com tais alunos deve ser o mesmo compromisso que ele tem com todos os seus alunos: o de estabelecer com eles uma relação educativa que respeite as diferenças e que atenda, na medida do possível, às necessidades especiais dos alunos. Estruturado a partir de pesquisas feitas para a dissertação de mestrado que vincula um programa de atendimento a alunos superdotados ao desenvolvimento da autonomia moral, este trabalho apresenta o conceito de superdotação, que não é único e está sujeito às variações culturais, bem como algumas dificuldades na identificação do indivíduo superdotado. Também analisa o uso dos testes de inteligência na avaliação do indivíduo portador de altas habilidades, além de arrolar outros fatores presentes na identificação do aluno com este tipo de necessidade especial. Finalmente, descreve alguns tipos de programas propostos como alternativas de atendimento ao aluno portador de altas habilidades pelos órgãos governamentais e por especialistas em superdotação. Avalia que o papel do educador é fundamental para que o aluno portador de altas habilidades possa perceber seus talentos e não se imagine apenas como um aluno diferente.

Keywords : Necessidades Especiais; Superdotação; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )