SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Giftedness: identification and education optionsWhat does it mean to have a mentally retarded child in the family? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MACEDO, Benedita Cruz  and  MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.143-159. ISSN 0104-4060.

Este artigo sintetiza dados de uma investigação realizada em Natal/ RN, a respeito da visão de mães sobre o filho com Síndrome de Down e sua educação, em escolas regulares, assim como analisa a sua participação no processo educativo e as expectativas em relação ao seu futuro. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vistas à melhor compreensão da problemática estudada. Empregou-se, como instrumento de coleta de informações, a entrevista estruturada. A partir das informações coletadas e analisadas, apreende-se que as mães, ao optarem pela escola regular, buscaram oferecer o melhor para seus filhos em termos educacionais. De forma geral, evidenciaram uma visão otimista sobre eles e crença em suas possibilidades, o que as fez buscar investir, de forma mais acentuada, na sua educação, visando ao seu crescimento pessoal, assim como ao seu desenvolvimento cognitivo e social.

Keywords : Mães; Síndrome de Down; Educação Inclusiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )