SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Superdotação: identificação e opções de atendimentoO que significa ter uma criança com deficiência mental na família? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MACEDO, Benedita Cruz  y  MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.143-159. ISSN 0104-4060.

Este artigo sintetiza dados de uma investigação realizada em Natal/ RN, a respeito da visão de mães sobre o filho com Síndrome de Down e sua educação, em escolas regulares, assim como analisa a sua participação no processo educativo e as expectativas em relação ao seu futuro. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vistas à melhor compreensão da problemática estudada. Empregou-se, como instrumento de coleta de informações, a entrevista estruturada. A partir das informações coletadas e analisadas, apreende-se que as mães, ao optarem pela escola regular, buscaram oferecer o melhor para seus filhos em termos educacionais. De forma geral, evidenciaram uma visão otimista sobre eles e crença em suas possibilidades, o que as fez buscar investir, de forma mais acentuada, na sua educação, visando ao seu crescimento pessoal, assim como ao seu desenvolvimento cognitivo e social.

Palabras clave : Mães; Síndrome de Down; Educação Inclusiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )