SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de DownPolíticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

SILVA, Nara Liana Pereira  e  DESSEN, Maria Auxiliadora. O que significa ter uma criança com deficiência mental na família?. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.161-183. ISSN 0104-4060.

A família desempenha um papel preponderante no processo de inserção e adaptação da criança deficiente mental no contexto sociocultural. A literatura tem mostrado similaridades e diferenças não só quanto aos modos como as famílias se relacionam com sua criança com deficiência mental, mas também quando comparadas com famílias de crianças com desenvolvimento típico. Este artigo tem como objetivo descrever alguns aspectos do funcionamento de famílias de crianças com deficiência mental, comparando-os àqueles de famílias de crianças com desenvolvimento típico. Ênfase é dada às relações entre os diferentes subsistemas familiares: marido-esposa, genitores-criança e irmão-irmão, e suas implicações para o desenvolvimento infantil. Conhecer a dinâmica das relações de famílias de crianças com deficiência mental constitui o primeiro passo para a compreensão do desenvolvimento e dos mecanismos de adaptação dessas famílias às suas crianças. Mas, para compreender o funcionamento dessas famílias, é preciso levar em consideração as descobertas recentes da genética comportamental.

Palavras-chave : Deficiência Mental; Crianças Pré-Escolares; Família; Relações Familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )