SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Public policies of educational inclusion: challenges and perspectivesSpecial education in Mexico. A valuable task author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

ROSS, Paulo Ricardo. Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.203-224. ISSN 0104-4060.

Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto, são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e valorizadoras das diferenças e das possibilidades.

Keywords : Diversidade; Aprendizagem Cooperativa; Inclusão e Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )