SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivasLa educación especial en México. Una tarea de valor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ROSS, Paulo Ricardo. Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.203-224. ISSN 0104-4060.

Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto, são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e valorizadoras das diferenças e das possibilidades.

Palabras clave : Diversidade; Aprendizagem Cooperativa; Inclusão e Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )