SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Special education in Mexico. A valuable taskThe Higher Education Institutes yesterday and today author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

DINIZ, Aires Antunes. O ensino dos anormaes: preocupações em Coimbra e em Portugal no início do século XX. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.245-263. ISSN 0104-4060.

Coimbra, no início do Século XX, era uma cidade muito dinâmica na discussão das idéias pedagógicas. Estava nesse tempo muito bem ligada com a ciência pedagógica que se fazia por todo o mundo. Havia dois jornais pedagógicos que discutiam a profissão e a tecnologia educativa. Notava-se já a presença das idéias da Escola Nova, que estava ligada ao estudo dos desvios da normalidade psicológica. Decroly era bem conhecido e renascia entre nós uma Pedagogia Especial a partir da análise e diagnóstico das deficiências, obrigando à mudança do paradigma pedagógico. Esse processo era mais evidente no ensino dos cegos e dos surdos, mas criou ainda a necessidade social de protecção dos delinqüentes, que eram também crianças e jovens em risco moral. Tudo mostrava Portugal como um país avançado e pioneiro numa pedagogia especial. Foi o que infelizmente um novo tempo político veio obstaculizar, mas isso é já o tema de outra investigação.

Keywords : Paradigma Pedagógico; Deficiência Física e Psicológica; Delinqüência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )