SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Os institutos superiores de educação ontem e hojeLixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

GUIMARAES, Kirchner. Dislexias adquiridas como referência para a análise das dificuldades de aprendizagem da leitura. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.285-306. ISSN 0104-4060.

Vários autores têm tentado explicar as dificuldades de aprendizagem da leitura comparando o padrão de leitura dos sujeitos que apresentam essa dificuldade com o dos portadores de dislexia adquirida dos tipos fonológica (dificuldade na coordenação letra-som) e de superfície (distúrbio no processo de reconhecimento da forma da palavra). O presente estudo teve por objetivo identificar se o procedimento de leitura preferencialmente utilizado pelas crianças com dificuldades de aprendizagem dessa habilidade é diferente do procedimento utilizado pelos leitores normais. Foram formados três grupos de sujeitos: 20 crianças de 3ª e 4ª séries com dificuldades de aprendizagem da leitura (grupo 1); 20 crianças da 1ª série com o mesmo nível de leitura dos sujeitos do grupo 1 (grupo 2); e 20 crianças de 3ª e 4ª séries com a mesma idade cronológica dos sujeitos do grupo 1 (grupo 3). A pesquisa consistiu em uma tarefa de leitura e duas provas de controle. Os escores obtidos revelaram que todos os sujeitos apresentaram melhor desempenho na leitura das palavras de alta freqüência e pior desempenho na leitura de palavras inventadas. Esses resultados indicam uso preferencial de um procedimento lexical (não-analítico) por todos os sujeitos. Identificou-se também que o grupo 1 apresentou menor facilidade em utilizar a mediação fonológica. Contudo, os resultados não mostram diferenças entre os procedimentos de leitura utilizados pelos sujeitos com e sem dificuldades de aprendizagem. Portanto, acredita-se que a comparação entre dislexias adquiridas e dificuldades de aprendizagem da leitura não é o quadro teórico adequado para explicar este tipo de problema.

Palabras clave : Transtornos da Aprendizagem; Dislexia do Desenvolvimento; Dificuldades de Aprendizagem da Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )