SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Dislexias adquiridas como referência para a análise das dificuldades de aprendizagem da leituraAs demandas de qualificação para o trabalho no Brasil, a partir do processo de modernização produtiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CINQUETTI, Heloisa Sisla. Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.307-333. ISSN 0104-4060.

Este trabalho faz uma análise comparativa do tema dos resíduos sólidos em recursos didáticos impressos (livros didáticos, livros paradidáticos e artigos de revista) dirigidos ou assimiláveis pela faixa etária das séries iniciais do ensino fundamental. O destaque da análise é dado à natureza dos conhecimentos sobre resíduos sólidos e lixo veiculados nos textos. Discute-se a problematização da quantidade de lixo, o conceito e tempos de degradação dos materiais, a reciclagem, proposta como solução preferencial para a questão, e algumas inadequações e ausências encontradas nos recursos didáticos. Constataram-se problemas quanto à natureza dos conhecimentos veiculados ou ausentes nos três tipos de recursos didáticos examinados. Esta análise pode contribuir para uma perspectiva mais crítica de educadores envolvidos com a temática ambiental e em particular com o tema dos resíduos sólidos.

Palabras clave : Educação Ambiental; Resíduos Sólidos; Reciclagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )