SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Garbage, solid waste and recycling: a comparative analysis of teaching resourcesPsychological attention to persons with disability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SILVA, Sandra Teresinha da. As demandas de qualificação para o trabalho no Brasil, a partir do processo de modernização produtiva. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.335-352. ISSN 0104-4060.

A introdução de novas tecnologias e processos organizativos e gerenciais no setor produtivo provocou intensa pressão sobre o setor educacional e intensificou seu papel de interlocutor fundamental para a resolução dos problemas de adaptabilidade dos trabalhadores. O foco da demanda é que a elevação da qualificação, na maioria das vezes entendida como elevação da escolaridade, é condição fundamental diante da nova realidade, para manutenção do emprego ou para inserir-se no mercado de trabalho. Contudo, as pesquisas de emprego e desemprego apontam que há grande distância entre a demanda de qualificação e o tipo de trabalho que mais tem sido ofertado no mercado de trabalho nacional e internacional. Este artigo busca fazer algumas considerações a esse respeito, apontando as contradições mais aparentes desse tema.

Keywords : Qualificação para o Trabalho; Formação Profissional; Mercado de Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )