SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticosLa psicología en la atención a lãs personas con discapacidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SILVA, Sandra Teresinha da. As demandas de qualificação para o trabalho no Brasil, a partir do processo de modernização produtiva. Educ. Rev. [online]. 2004, n.23, pp.335-352. ISSN 0104-4060.

A introdução de novas tecnologias e processos organizativos e gerenciais no setor produtivo provocou intensa pressão sobre o setor educacional e intensificou seu papel de interlocutor fundamental para a resolução dos problemas de adaptabilidade dos trabalhadores. O foco da demanda é que a elevação da qualificação, na maioria das vezes entendida como elevação da escolaridade, é condição fundamental diante da nova realidade, para manutenção do emprego ou para inserir-se no mercado de trabalho. Contudo, as pesquisas de emprego e desemprego apontam que há grande distância entre a demanda de qualificação e o tipo de trabalho que mais tem sido ofertado no mercado de trabalho nacional e internacional. Este artigo busca fazer algumas considerações a esse respeito, apontando as contradições mais aparentes desse tema.

Palabras clave : Qualificação para o Trabalho; Formação Profissional; Mercado de Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )