SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24Images of teachers and webs of knowledge in daily workDilemmas and challenges of the teacher’s function in the contemporary society: the meanings of the change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

PONTE, João Pedro da. Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.37-66. ISSN 0104-4060.

No ensino fundamental e médio, tal como no ensino superior, cada vez mais existem professores que empreendem pesquisas sobre a sua própria prática profissional. Fazem-no porque sentem necessidade de compreender melhor a natureza dos problemas com que se defrontam, para poder transformar a sua prática e as suas condições de trabalho. Este artigo começa por apresentar resumidamente as principais características dessa actividade como gênero de pesquisa. De seguida, descreve a experiência de um grupo de professores e formadores ligados à disciplina de Matemática, em diversos níveis de ensino, que tem empreendido coletivamente uma actividade de aprofundamento e divulgação das suas pesquisas sobre a sua própria prática profissional. E, finalmente, o artigo analisa o que esse trabalho representou para os diversos participantes envolvidos.

Keywords : Investigar a Prática; Desenvolvimento Profissional do Professor; Colaboração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )