SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentosDilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

PONTE, João Pedro da. Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.37-66. ISSN 0104-4060.

No ensino fundamental e médio, tal como no ensino superior, cada vez mais existem professores que empreendem pesquisas sobre a sua própria prática profissional. Fazem-no porque sentem necessidade de compreender melhor a natureza dos problemas com que se defrontam, para poder transformar a sua prática e as suas condições de trabalho. Este artigo começa por apresentar resumidamente as principais características dessa actividade como gênero de pesquisa. De seguida, descreve a experiência de um grupo de professores e formadores ligados à disciplina de Matemática, em diversos níveis de ensino, que tem empreendido coletivamente uma actividade de aprofundamento e divulgação das suas pesquisas sobre a sua própria prática profissional. E, finalmente, o artigo analisa o que esse trabalho representou para os diversos participantes envolvidos.

Palavras-chave : Investigar a Prática; Desenvolvimento Profissional do Professor; Colaboração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )