SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24Researching in order to understand and transform our own practiceResearch on teachers and teacher education: an analysis of research developed in the graduate programme of education at FEUSP covering the years from 1990 to 1998 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

HAGEMEYER, Regina Cely de Campos. Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.67-85. ISSN 0104-4060.

A abordagem propõe a constatação das exigências de mudança na atualidade, decorrentes do quadro complexo em que se dá a educação escolar hoje para pensar os rumos da atuação/formação do professor. Procurou- se analisar as questões presentes nas tensões vividas pelos docentes no processo pedagógico (curricular), analisando os reflexos do pensamento moderno e pós-moderno na trajetória docente. Em função dessa proposta, são apresentados resultados da investigação desenvolvida com alunos(as) da disciplina de Currículos e Programas do Curso de Pedagogia e posteriormente aprofundada em Projeto de Pesquisa (Prolicen-UFPR) no ano de 2001. Os pesquisadores investigaram professores de escolas públicas de Curitiba e região metropolitana. Buscou-se a leitura de significados, necessidades e opções presentes na condução e moldagem das práticas docentes na atualidade, considerando o conceito de habitus de BOURDIEU e as possibilidades de análise abertas por SACRISTÁN, GIROUX e GRAMSCI. Procurou-se desenredar a função docente da profusão de exigências que lhe são postas hoje, numa contribuição ao redirecionamento das propostas prescritivas de mudança e, sobretudo, de formação do professor.

Keywords : Função Docente; Sentido da Mudança; Modernidade; Pósmodernidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )