SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudançaA aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

PIMENTA, Selma Garrido  e  LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.87-109. ISSN 0104-4060.

O trabalho apresenta uma análise das teses e dissertações sobre temas correlacionados à formação de professores na FEUSP no período de 1990 a 1998. Seu objetivo é o de sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas à formação de professores e estudos sobre o professor. Como fonte para o levantamento de dados foi utilizado o Catálogo de teses e dissertações defendidas na FEUSP - 1967 a 1998, contendo os resumos de 788 teses e dissertações, dentre as quais foram analisadas 87 pesquisas, selecionadas dentre 549 resumos referentes ao período de interesse. Baseado nessas análises, o estudo apresenta uma síntese das contribuições dessas pesquisas para o campo da Didática, disciplina da qual as autoras são professoras em cursos de formação de professores. Importante informar que o presente trabalho faz parte de um estudo maior, intitulado As pesquisas sobre temas correlacionados ao ensino e à formação de professores na FEUSP−1990 a 1998, cujo objetivo é sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas a problemas e preocupações da didática: o ensino e a formação de professores.

Palavras-chave : Formação de Professores; Didática; Ensino; Pesquisas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )