SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24Research on teachers and teacher education: an analysis of research developed in the graduate programme of education at FEUSP covering the years from 1990 to 1998Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

LIBANEO, José Carlos. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.113-147. ISSN 0104-4060.

Este trabalho avalia possibilidades teóricas de renovação das práticas de formação inicial e continuada de professores com base na concepção histórico- cultural da aprendizagem escolar, compreendendo o trabalho de professor efetivamente como atividade teórica e prática. Após constatação das demandas formativas postas ao desenvolvimento teórico da didática em face das exigências educacionais contemporâneas, são apontados elementos teóricos da concepção histórico-cultural e suas vertentes, com destaque à atividade de aprendizagem escolar. No final, são apresentadas as possibilidades de aplicação dessa teoria à formação de professores, numa tentativa de buscar um paradigma teoricamente mais ampliado de orientação das práticas de formação profissional de professores.

Keywords : Teoria Histórico-Cultural da Atividade; Ensino Desenvolvimental; Formação de Professores; Pensamento de V. Davydov.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )