SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

LIBANEO, José Carlos. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.113-147. ISSN 0104-4060.

Este trabalho avalia possibilidades teóricas de renovação das práticas de formação inicial e continuada de professores com base na concepção histórico- cultural da aprendizagem escolar, compreendendo o trabalho de professor efetivamente como atividade teórica e prática. Após constatação das demandas formativas postas ao desenvolvimento teórico da didática em face das exigências educacionais contemporâneas, são apontados elementos teóricos da concepção histórico-cultural e suas vertentes, com destaque à atividade de aprendizagem escolar. No final, são apresentadas as possibilidades de aplicação dessa teoria à formação de professores, numa tentativa de buscar um paradigma teoricamente mais ampliado de orientação das práticas de formação profissional de professores.

Palabras clave : Teoria Histórico-Cultural da Atividade; Ensino Desenvolvimental; Formação de Professores; Pensamento de V. Davydov.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )