SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24The learning process in the school and the formation of teachers in the perspective of the historic-cultural psychology and the activity theoryTeachers for an education with quality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

BAUMEL, Roseli Cecília Rocha de Carvalho. Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.149-161. ISSN 0104-4060.

Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo  é ele o espaço da diversidade?  E, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (UNESCO, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: é a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo  como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O “interculturalismo” aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje.

Keywords : Multiculturalismo; Inclusão; Diversidade; Interculturalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )