SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividadeDocentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BAUMEL, Roseli Cecília Rocha de Carvalho. Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.149-161. ISSN 0104-4060.

Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo  é ele o espaço da diversidade?  E, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (UNESCO, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: é a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo  como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O “interculturalismo” aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje.

Palabras clave : Multiculturalismo; Inclusão; Diversidade; Interculturalismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )