SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusionThe professionalization of teachers as a project in the context of the educational reform introduced in the 1990 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

ALMEIDA, Maria Izabel de. Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.165-176. ISSN 0104-4060.

Preocupados com o futuro das instituições públicas de educação e com a situação de seus professores, discutimos neste texto como as transformações sociais colocam a importância de se redefinir o sentido da escola e assegurar-lhe as condições para o desenvolvimento de uma educação com qualidade social. O argumento central dessa reflexão sustenta que é preciso investirem políticas para a melhoria da formação dos professores e das condições em que exercem sua profissão. Para nós, esses dois aspectos estão extremamente articulados, com repercussões diretas na qualidade da educação, e devem ser entendidos como dimensões do desenvolvimento profissional docente, já que os professores são sujeitos com papel essencial para se viabilizar mudanças no universo da escola. Portanto, argumentamos na direção de que é preciso colocar o professor e o seu trabalho no centro das atenções. Outro foco deste artigo está voltado para qualificar a idéia de qualidade e discutir os elementos necessários para viabilizá-la.

Keywords : Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional; Política Educacional; Mudanças na Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )