SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusãoO projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ALMEIDA, Maria Izabel de. Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.165-176. ISSN 0104-4060.

Preocupados com o futuro das instituições públicas de educação e com a situação de seus professores, discutimos neste texto como as transformações sociais colocam a importância de se redefinir o sentido da escola e assegurar-lhe as condições para o desenvolvimento de uma educação com qualidade social. O argumento central dessa reflexão sustenta que é preciso investirem políticas para a melhoria da formação dos professores e das condições em que exercem sua profissão. Para nós, esses dois aspectos estão extremamente articulados, com repercussões diretas na qualidade da educação, e devem ser entendidos como dimensões do desenvolvimento profissional docente, já que os professores são sujeitos com papel essencial para se viabilizar mudanças no universo da escola. Portanto, argumentamos na direção de que é preciso colocar o professor e o seu trabalho no centro das atenções. Outro foco deste artigo está voltado para qualificar a idéia de qualidade e discutir os elementos necessários para viabilizá-la.

Palabras clave : Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional; Política Educacional; Mudanças na Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )