SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24The professionalization of teachers as a project in the context of the educational reform introduced in the 1990Interviews in qualitative research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SILVA, Monica Ribeiro da. A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.195-210. ISSN 0104-4060.

Este artigo se propõe a discutir a formação de professores no contexto da reforma educacional marcada pela centralidade do currículo e da noção de competências. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade, conforme os escritos de T. ADORNO, M. HORKHEIMER e H. MARCUSE, para dimensionar a relação entre escolarização e trabalho docente na sociedade do capitalismo tardio. A crítica à reforma da formação de professores fundamenta-se na constatação de um movimento de incorporação, pelo campo pedagógico, da lógica que rege a economia de mercado. Esse processo de incorporação ocorre por diferentes mediações e se manifesta em procedimentos que valorizam a competição, geram a exclusão e promovem a adaptação da formação humana a pretensos requisitos de formação para o trabalho.

Keywords : Formação de Professores; Reformas Educacionais; Competências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )