SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24O projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990Entrevistas em pesquisas qualitativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SILVA, Monica Ribeiro da. A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.195-210. ISSN 0104-4060.

Este artigo se propõe a discutir a formação de professores no contexto da reforma educacional marcada pela centralidade do currículo e da noção de competências. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade, conforme os escritos de T. ADORNO, M. HORKHEIMER e H. MARCUSE, para dimensionar a relação entre escolarização e trabalho docente na sociedade do capitalismo tardio. A crítica à reforma da formação de professores fundamenta-se na constatação de um movimento de incorporação, pelo campo pedagógico, da lógica que rege a economia de mercado. Esse processo de incorporação ocorre por diferentes mediações e se manifesta em procedimentos que valorizam a competição, geram a exclusão e promovem a adaptação da formação humana a pretensos requisitos de formação para o trabalho.

Palabras clave : Formação de Professores; Reformas Educacionais; Competências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )