SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Imagens imortalizadas pelas palavrasCursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

URIARTE, Mônica Zewe. Música e escola: um diálogo com a diversidade. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.245-258. ISSN 0104-4060.

Este artigo aborda aspectos relacionados ao papel da Educação Musical na escola de hoje e à formação de professores, agentes na mudança das práticas escolares. Reconhecendo as objetividades presentes nas salas de aula, caberá ao professor a mobilização de diferentes formas de trabalhar, estruturando ações que condizem com a realidade de cada aluno. Pretende promover uma reflexão sobre o entendimento do processo da arte e mais especificamente do fenômeno musical frente à indústria cultural, além de sua inserção nas instituições escolares. O referencial adotado contempla uma visão antropológica da Educação e inspira-se em idéias de ADORNO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, entre outros, para refletir sobre a massificação da cultura e o papel da escola, questionando sua posição como produtora de consumidores, ou como instância estimuladora de sensibilidades, formadora de sujeitos criativos, capazes de fruição estética.

Palabras clave : Educação Musical; Formação de Professores; Indústria Cultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )