SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

LEITE, Lúcia Pereira; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira  e  MILANEZ, Simone Ghedini Costa. Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.269-279. ISSN 0104-4060.

O presente trabalho teve como objetivo propiciar o estabelecimento de uma proposta de intervenção psicoeducacional, em encontros sistemáticos, com os respectivos pais e/ou familiares de deficientes, na tentativa de se estabelecer um “espaço” de discussão sobre as problemáticas relacionadas ao processo educacional. Participaram desse projeto 30 familiares de alunos com deficiências, sendo 21 pais de alunos com deficiência auditiva e 9 pais de alunos com deficiência física, que freqüentavam atendimento pedagógico no Centro de Estudos da Educação e Saúde (Cees- Unesp/ Marília). Após a implementação do programa de orientações psicoeducacionais a familiares e, conseqüentemente, do acompanhamento das atividades realizadas, verificamos que a realização desse programa, além de orientar os familiares sobre os aspectos educacionais, favoreceu o esclarecimento de algumas questões concernentes ao desenvolvimento global de indivíduos com necessidades educacionais especiais; a população investigada confirmou a carência de programas de orientações psicoeducacionais em serviços públicos, manifestando dificuldade em ter acesso a profissionais e locais que oferecem esse tipo de suporte. Os resultados obtidos neste trabalho vêm reafirmar a importância de se implementar propostas de orientações com familiares, aliadas aos atendimentos com os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais, como na literatura pesquisada. De acordo como proposto na abordagem sistêmica, entende-se que a intervenção psicoeducacional só será efetivada com sucesso quando deixar de focar apenas o indivíduo e se estender aos seus pares, principalmente àqueles que convivem diretamente com ele.

Palavras-chave : Orientações Psicopedagógicas; Avaliação Educacional; Necessidades Educacionais Especiais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )