SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25A compreensão médica portuguesa sobre a concepção da criança no século XVIIIOs manuais de medicina e a circulação do saber no século XIX no Brasil: mediação entre o saber acadêmico e o saber popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

MARQUES, Vera Regina Beltrão. Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779. Educ. Rev. [online]. 2005, n.25, pp.39-57. ISSN 0104-4060.

O presente trabalho trata da Academia Científica do Rio de Janeiro como escola na qual formavam-se homens de ciências. Espaço de ensino e aprendizagem, caracterizava-se como um local no qual se observava a natureza, fazia-se experimentos, debatia-se achados, socializava-se informações e reflexões políticas, oportunizando formação teórico-prática aos seus partícipes. Funcionando como associação ligada ao vice-reinado, extrapolava o papel de subsidiar o Reino em temas atinentes à melhor exploração econômica da colônia, desempenhando também funções de cunho educativo ao possibilitar a circulação de uma cultura científica via aprendizado das ciências da natureza, denotando a chegada da ilustração em terras brasílicas.

Palavras-chave : Escola de Ciência; Academias Setecentistas; Natureza Brasílica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )