SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Historic-institutional skeleton and conformation of municipal councils for public policiesEducation for think about socialenvironmental issues and quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

PINHEIRO, Marta. Aspectos históricos da neuropsicologia: subsídios para a formação de educadores. Educ. Rev. [online]. 2005, n.25, pp.175-196. ISSN 0104-4060.

A neuropsicologia é uma ciência do século XX, mas as raízes da sua história remontam a antigüidade. O objetivo deste estudo é discutir aspectos da história da neuropsicologia, desde a sua origem até o seu surgimento e estabelecimento enquanto ciência, com o objetivo de fornecer subsídios a educadores interessados no estudo das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem. Uma teoria da aprendizagem efetiva deve levar em conta os substratos anatômicos cerebrais e os mecanismos neurofisiológicos do comportamento, pois só assim o educador poderá compreender o não aprender do aluno e, conseqüentemente, adotar estratégias adequadas para superá-lo.

Keywords : Neurociência Cognitiva; Neuropsicologia Cognitiva; História da Ciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )