SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Arcabouço histórico-institucional e a conformação de conselhos municipais de políticas públicasEducação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

PINHEIRO, Marta. Aspectos históricos da neuropsicologia: subsídios para a formação de educadores. Educ. Rev. [online]. 2005, n.25, pp.175-196. ISSN 0104-4060.

A neuropsicologia é uma ciência do século XX, mas as raízes da sua história remontam a antigüidade. O objetivo deste estudo é discutir aspectos da história da neuropsicologia, desde a sua origem até o seu surgimento e estabelecimento enquanto ciência, com o objetivo de fornecer subsídios a educadores interessados no estudo das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem. Uma teoria da aprendizagem efetiva deve levar em conta os substratos anatômicos cerebrais e os mecanismos neurofisiológicos do comportamento, pois só assim o educador poderá compreender o não aprender do aluno e, conseqüentemente, adotar estratégias adequadas para superá-lo.

Palavras-chave : Neurociência Cognitiva; Neuropsicologia Cognitiva; História da Ciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )