SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vidaDa instrução à educação do corpo: o caráter público da educação física e a luta pela modernização do Brasil no século XIX (1880-1915) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

VALLE, Ione Ribeiro. Formação de professores: um esforço de síntese. Educ. Rev. [online]. 2005, n.25, pp.215-235. ISSN 0104-4060.

Este estudo analisa a produção acadêmica de dois grupos de trabalho: Formação de Professores e Sociologia da Educação, a partir de estudos apresentados nas Reuniões Anuais da Anped e no Seminário da Região Sul (1998). Nosso objetivo consiste em investigar o interesse que os temas formação de professores e profissionalização do corpo docente têm despertado entre os sociólogos da educação, assim como a influência de sociólogos estrangeiros na produção socioeducacional brasileira. Para tanto, foram repertoriados minuciosamente todos os trabalhos e comunicações apresentadas entre 1995 e 2000, classificando-os por tema central; em seguida, procedemos à seleção de alguns trabalhos, que mereceram uma análise mais aprofundada. Finalmente, elaboramos uma síntese apoiada nas conclusões dos estudos selecionados, privilegiando três aspectos básicos, a saber: um novo perfil de professor, a profissionalização e a formação de professores, visando construir categorias de análise que poderão orientar outras pesquisas em curso nessa área de conhecimento.

Palavras-chave : Formação de Professores; Profissionalização; Corpo Docente; Sínteses.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )