SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Ficção e realidade no programa Cidade dos Homens: elementos para pensar sobre mídia e pedagogia das imagens índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia e educação: em cena, modos de existência jovem. Educ. Rev. [online]. 2005, n.26, pp.17-38. ISSN 0104-4060.

Neste artigo, o propósito é articular o depoimento de jovens de 15 a 25 anos com o que deles falam os diferentes produtos da mídia, especialmente a televisão. A partir da escuta de estudantes de escolas públicas e privadas, selecionou-se um tema principal para a análise dos modos de existência jovem: a construção do “outro” nos meios de comunicação e a relação desses grupos com as diferenças sociais, econômicas, geracionais, raciais e étnicas, de gênero e de aparência física. Com apoio em Michel Foucault, particularmente nos conceitos de normalidade, normalidade e modos de subjetivação, discutimos as formas pelas quais a sociedade do espetáculo e da imagem opera na nomeação e na construção dos “outros jovens”, e como esse processo circula entre estudantes de nível médio e universitário no meio urbano de Porto Alegre, RS. Para tanto, recorremos também a autores como Jorge Larrosa e Maria Rita Kehl, com o objetivo de pensar de que forma se configura na mídia uma espécie de “normalidade jovem”. Sugerimos, nas conclusões, que, a partir dos debates e da análise das produções midiáticas, haveria a  possibilidade de pensar outros modos de existência para grupos juvenis em nossa cultura.

Palabras clave : Mídia; Juventude; Televisão; Diferença; Normalidade; Cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )